COMITÊ DE DIREITOS HUMANOS

DIREITOS HUMANOS são os direitos básicos de todos os seres humanos. São direitos civis e políticos; direitos econômicos, sociais e culturais; direitos difusos e coletivos. A pergunta que se faz é: TODOS TEM ESSES DIREITOS? Observamos que o Brasil é um País onde os Direitos Humanos são desrespeitados, principalmente quando pensamos no SALÁRIO MÍNIMO, que não dá para custear a alimentação e aluguel de uma família com 4 pessoas. 

O Comitê de Direitos Humanos tem por objetivo discutir o acesso à renda, educação, cultura, lazer e propor ações que identifiquem e apresentem realmente o que são Direitos Humanos e não, simplesmente, defender um ato ilícito motivado pela falta de acesso a algo. É importante saber separar o certo do errado e, por isso, uma instituição sem viés ideológico e partidário terá um papel primordial. Só assim, atores de todos os campos ideológicos estarão presentes, para debater e chegar a um denominador comum.

Renda Mínima, Bolsa Família, Auxílio Emergencial, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Bolsa Cultural, Financiamento Estudantil e diversos outros temas estarão em discussão. 

Também a segurança pública e como são tratadas as pessoas de diversas classes sociais, gêneros e escolaridade também farão parte dos debates que ocorrerão neste comitê. Assim como a importância do Empreendedorismo como uma alavanca para a saída para que todo cidadão conquiste seus direitos e não dependa do Estado. Um Comitê plural, sem vícios e ideologias, priorizando a chegada a um senso comum.

Os Movimentos Sociais e Empresariais são de suma importância neste comitê pois representam as várias faces da sociedade, que se complementam. Mas é necessário que estejam ativas e atuantes no Comitê de Direitos Humanos.

Para o I.E.P.C., INSTITUTO DE EDUCAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA, respeitar e debater sobre Direitos Humanos é fundamental e conjuntamente com o Comitê de Cidadania mostramos que todos são iguais e que devem respeitar para serem respeitados.