COMITÊ DE RELIGIÕES

Texto por: Carlos Henrique Virtuoso.

Protestantismo, Espiritismo, Catolicismo, Umbandismo, Budismo, Islamismo, Hinduísmo, Xintoísmo, Judaísmo, Paganismo, Candoblecismo, Zoroastrismo, Confuncismo, Ateísmo e outras formas de adorar (ou não) uma Figura Sagrada. O principal é respeitar a escolha de cada um. E é desta forma que o Comitê de Religiões vai articular com estes setores a fim de que possamos realizar um debate amplo sobre temas que, muitas das vezes, são divergentes.

Cada religião atua de uma forma e todas precisam compreender o funcionamento das outras e, mesmo não concordando, tem que respeitar o posicionamento e a crença dos seus atuantes. Temos ainda a figura do Ateu que também tem que ser respeitado em suas opiniões.

Normalmente é um debate caloroso, mas que não deveria ser, até porque estão buscando a paz interior, pessoal, familiar e profissional.  O conhecimento do que o outro acredita é primordial para se buscar o respeito.

O crescimento espiritual se dá à medida que respeitamos o próximo e não queremos impor a ele algo que acreditamos somente porque achamos correto.

Da mesma forma, o Comitê vai debater a relação das religiões na Política e no Crescimento Humano com o intuito de respeitar um Estado Laico.

Sobre o autor: Carlos Henrique Virtuoso é idealizador, fundador e Diretor Presidente do Instituto de Educação, Política e Cidadania – I.E.P.C.