Texto por: Izabeti Bittencourt da Costa.
Como anda sua vida? Com qualidade ou você vive acelerado?
Responda as seguintes questões:
- Você acorda cansado(a)?
- Sente dores de cabeça ou muscular com frequência?
- Esquece-se com facilidade das coisas mais simples?
- Não tolera convivência com pessoas lentas?
- Sofre por antecipação?
- Pensa excessivamente?
Se você respondeu “sim” a algumas dessas questões, é bem provável que você esteja vivendo com ansiedade, ela acomete grande parte da população mundial.
Vivemos em uma sociedade de excessos. Não conseguimos absorver, na maior parte das vezes, as informações que somos bombardeados diariamente. Nos tornamos reféns da nossa mente, pelas cobranças e pressões que recebemos. Essa situação altera o ritmo de construção de pensamentos, o que gera sérias consequências para saúde emocional e o prazer de viver, além da criatividade e da inteligência.
Tolerância e paciência estão se tornando artigos de luxo, pois as pessoas, de um modo geral, estão com a mente estressada e agitada nessa sociedade rápida, ansiosa e urgente. Tudo é motivo de irritação e angustia. Raros comtemplam as belezas da natureza ou dialogam.
Grande parte dos seres humanos não sabe ficar só, não faz reflexões sobre a existência, não faz um autodiálogo ou se interioriza, embora na era do entretenimento, vivemos o tédio. Não se conhecem. Vivem das aparências nas redes sociais.
Não são só as drogas que viciam, mas também o excesso de informação, de uso de celular, atividades, de preocupação. Cuidado para você não está vivendo centrado no vício de pensar. Aprenda a gerenciar sua mente, desacelere os pensamentos. Ressignifique suas emoções.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) mais de 80% da população mundial está sofrendo desse mal. São indivíduos de todas as idades. Adoecemos coletivamente. A sociedade moderna, no seu frenesi, alterou o ritmo da vida, gerando consequências seríssimas para saúde emocional, gerando vazio existencial e falta de prazer de viver.
As pessoas que têm ansiedade não são frágeis. Elas possuem habilidades como qualquer Homo Sapiens, mas lhes falta a capacidade de proteger suas emoções e gerenciar seus pensamentos.
Equipe seu Eu para conhecer e desatar as armadilhas da mente. Proteja o território da emoção e seja autor da sua história. Desacelere! Tenha qualidade de vida!
Sobre o autor: Izabeti Bittencourt da Costa é Pedagoga, Mestre em Educação e Terapeuta Holística.
Muito bom esse texto, como serviu para mim deve servir também para muitas pessoas! 🙌
Espero colaborar com o leitor, atividade física ajuda demais. Tente tirar ao menos 1hora umas 4 vezes na semana para se exercitar. Tirar um tempo pra si é essencial e se mexer ajuda muito