No momento você está vendo 08 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER. PODEMOS COMEMORAR?

08 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER. PODEMOS COMEMORAR?

Texto por: Carlos Henrique Virtuoso.

   08 de março de 2023 que era um dia para ser celebrado mundialmente e com muita tranquilidade e comemorações como o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, está sendo um momento triste e marcante na história mundial. Data esta que surge em 1917 onde as mulheres russas manifestavam por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu País na Primeira Guerra Mundial, estão voltando aquele período, pois Rússia e Ucrânia estão guerreando e a ponto de eclodir uma Terceira Guerra Mundial, ou seja, parece que nada mudou e de nada adiantou esta data.

    As mulheres que são o alicerce familiar e que são empoderadas em todos os locais que atuam, como por exemplo: empresas, órgãos públicos, instituições religiosas, etc. ainda sofrem por conta do preconceito, menosprezo e a cada dia com mais casos de feminicídios e desrespeitos as mesmas.

    O que mudou de 1917 para cá? Avançamos com o mundo, mas da mesma forma que o mundo avançou parece que os avanços em relação as mulheres não obtiveram êxito. Uma das marcas mais cruéis deste dia é o próprio reconhecimento da data tão importante, onde a ONU que foi fundada em 1945 somente reconheceu em 1975 a data como uma celebração dos direitos do gênero feminino e daí em diante o dia 8 de março se tornou o Dia Internacional das Mulheres, ou seja, demorou-se 60 anos para tal reconhecimento.

    Como já abordado acima, não basta apenas termos uma data para celebrar, mas sim a LUTA pelos DIREITOS DAS MULHERES tem que se manter constante, pois em pleno século XXI vimos as mesmas não sendo respeitadas e ainda sofrendo diariamente com o machismo que está impregnado na sociedade mundial. Mulheres ainda ocupam poucos cargos políticos, as diferenças salariais nos mesmos postos de trabalhos são grotescas e o ingresso na Educação Fundamental ainda é muito menor que os homens, só superando a participação nos bancos universitários.

    Conquistas tivemos como por exemplo em 1932 onde as mulheres conquistaram direito ao voto, em 1988 onde a Constituição Federal consagrou pela primeira vez na história do País a Igualdade de Gênero como direito Fundamental, em 2002 consolidou as mudanças Constitucionais e uma excelente vitória ocorreu em 2006 por ocasião da Lei 11.340 (Lei Maria da Penha). A Lei Maria da Penha aumentou as punições às agressões contra a mulher no âmbito doméstico ou familiar, inibindo a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de criar outros mecanismos de proteção a elas.

   Vale ressaltar que não existe em nenhum país do Mundo essa igualdade entre homens e mulheres e por isso essa data é tão importante de ser celebrada e necessita ainda de muitas reinvindicações nos campos políticos, trabalhistas, sociais, culturais, etc. Triste que neste dia as mulheres e também os homens não estão tão felizes, mas é necessário comemorar pois além do Conflito Ucrânia X Rússia, ainda temos muitas mães sem poder dar o que comer para seus filhos, sendo menosprezadas e maltratadas nas empresas, não reconhecidas nas instituições religiosas e/ou sociais e vítimas de agressões em casa e também fora, e para agravar na maioria das vezes essas agressões são ocasionadas pelo próprio companheiro.

    08 de março é um dia simbólico em comemoração às mulheres, porém todos os dias são delas, seja para comemorar, seja para lutar pelos DIREITOS que merecem, porém em especial para serem AMADAS e RESPEITADAS.

 

Sobre o autor: Carlos Henrique Virtuoso é idealizador, fundador e Diretor Presidente do Instituto de Educação, Política e Cidadania – I.E.P.C.

 

Deixe um comentário