No momento você está vendo COMO SE TORNAR UM ESCRITOR?

COMO SE TORNAR UM ESCRITOR?

 

Texto por: Pedro Garrido.

    Muita gente já pensou em se tornar um escritor, mas não sabe por onde começar, outros até sabem por onde começar, mas não sabem bem o caminho para se lançar no meio literário, aqui o que eu me proponho a fazer não é dar um direcionamento único como se não houvesse outra maneira, ou fazer deste texto uma regra para a vida.

   Aqui, pretendo passar um pouco de como aprendi e como foi o meu processo para me tornar escritor, mas fique à vontade para buscar a sua forma de se posicionar na sua escrita.

1 – Acredite em quem você é: Se você sabe que tem algum potencial, mas não sabe bem que rumo tomar, comece acreditando em quem você é, autoestima é um fator importante na hora de decidir seu caminho, ou seja, se você quer falar sobre algo e não sabe exatamente o que, comece buscando leituras sobre o tema que você deseja explorar. Busque autoconhecimento através destas leituras ou de medidas que te levem a olhar para dentro e consequentemente o objetivo da sua escrita.

2 – Leia e escreva muito: A inspiração para a escrita pode vir de muitas formas, uma delas pode ser na leitura de outros livros, mas pode também vir em qualquer momento do dia, seja com uma cena corriqueira no caminho, um filme, na janela do ônibus, todos os lugares e momentos podem ajudar na construção de um bom texto. Apareceu a oportunidade de escrever? Saque o celular ou o caderno do bolso e comece imediatamente.

3 – Tenha leitores betas: Leitor beta é aquele leitor que vai ver primeiro o seu texto, amigos, familiares, pessoas próximas e que te estimulam de alguma maneira a produzir conteúdo. Tenha no meio destes leitores beta, alguém com conhecimento de Língua Portuguesa para se certificar de que não passou algum erro antes de expor em algum outro local.

4 – Participe de eventos literários: Assim você vai poder ver um pouco mais do que está acontecendo no cenário da sua região e vai conhecer mais pessoas com uma bagagem maior de conhecimento. Saraus, roda de conversa, feiras literárias, oficinas, entre outros. Isso vai fazer sua rede de contatos ampliar e consequentemente o seu trabalho também.

5 – Participe de antologias e coletâneas: Se você tem muitos textos guardados e ainda não teve coragem de mostrar, uma outra forma de angariar espaço no meio é participando de antologias e coletâneas. Assim você vai dividir páginas de um livro com diversos outros autores e vai ter uma noção maior de como funciona a publicação, dando impulso para novas participações e ao lançamento de seu futuro livro físico.

    Estas são apenas algumas dicas para você que não sabe por onde começar, espero que possa te ajudar a desbravar o mundo literário e também ao seu próprio mundo.

Sobre o autor: Pedro Garrido é poeta, pedagogo e escritor.

Deixe um comentário