Ações afirmativas são atos ou medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas. E o movimento negro corresponde a uma série de movimentos realizados por pessoas que lutam contra o racismo e por direitos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu primeiro artigo, diz que “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.
No texto acima é tudo muito lindo mas, na realidade, no Brasil temos muitos problemas em relação ao Preconceito e as Desigualdades que parecem aumentar no decorrer dos anos. Grande parcela da população não se preocupa com isso, parecendo que não é um problema que atinge a todos e todas.
O I.E.P.C., preocupado com o Preconceito e com as Desigualdades Sociais que aumentam a cada dia, criou o Comitê de Movimento Negro e Ações Afirmativas com o intuito de debater o tema e propor um debate amplo com a sociedade, propor e desenvolver projetos que possam reduzir tais desigualdades e preconceitos.
Este é um comitê para representantes de todas as classes sociais, gênero, raça, etc. Nosso propósito é unir todos, objetivando discutir as temáticas e fazer com que um entenda a realidade do outro, podendo, assim, chegar a um denominador comum. Enxergar o outro lado é importante para averiguar as discrepâncias do dia a dia que fazem com que as desigualdades e preconceitos aumentem.
O Comitê atuará fortemente com governos municipais, estaduais e federal propondo ações que façam com que o Brasil tenha uma redução de suas desigualdades em todas as esferas. Entendemos que o Estado tem grande responsabilidade nos temas deste Comitê e por isso precisa estar envolvido nas soluções.
O Brasil é um dos países com maior nível de Preconceito e Desigualdade Social no Mundo e o Comitê atuará com o intuito de averiguar os Fatores Críticos de Sucesso e propor melhorias.