Texto por: Pedro Garrido.
Antes de dialogarmos a respeito da origem do sarau, neste caso, seu contexto nacional, é necessário entender o significado da palavra em questão. Para entendermos do que se trata esta manifestação, vamos perpassar suas nuances e as formas em que ele se enquadra no nosso vasto cenário.
O que é Sarau?
Sarau é uma reunião, normalmente noturna, com o objetivo de compartilhar experiências culturais e o convívio social.
Normalmente, um sarau é composto por um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de fazer atividades lúdicas e recreativas, como dançar, ouvir músicas, recitar poesias, conversar, ler livros, e demais atividades culturais.
A origem da palavra sarau é derivada do latim seranus / serum, termos que fazem referência ao “entardecer” ou ao “pôr do sol”. Justamente por ter esta etimologia, convencionou-se realizar os saraus durante o fim da tarde ou noite.”¹
Quando os integrantes da família real chegaram ao Brasil em 1808, trouxeram consigo o sarau, que na época era elitizado, o público era seleto e a manifestação seguia os padrões franceses. Foi inicialmente realizado no Rio de Janeiro, mas algum tempo depois, fazendeiros de São Paulo aderiram também aos saraus e o espalharam por todo o país.
No início os saraus eram frequentados apenas por pessoas mais abastadas no quesito financeiro e artistas ilustres, porém com o tempo pessoas com maior influência e interesse pela cultura passaram a organizar estes eventos, possibilitando a chegada de artistas menos conhecidos e anônimos até então, como Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, entre outros.
Aos poucos os saraus foram se popularizando e se tornando uma espécie de encontro entre amigos, com música, teatro, poesia e pintura.²
Na atualidade os saraus são organizados nos mais variados espaços e com públicos diversos: Museus, escolas, faculdades, comunidades, associações artísticas, entre outro, aderiram aos eventos, com a intenção de promover e estimular a leitura, a arte e a cultura de um modo geral no local onde acontecem os eventos.
Durante a pandemia do Covid-19 os eventos culturais tiveram que ser interrompidos da forma tradicional, porém com o advento das redes sociais e suas múltiplas formas de acesso e comunicação com o mundo, muitos grupos se organizaram para levar a cultura através de ferramentas chamadas “lives” que são abertas ao público que segue aquela pessoa nas redes sociais, ou reuniões virtuais fechadas, onde determinado grupo se reúne desta maneira levando música, poesia e as demais manifestações culturais como se estivessem presentes no evento, levando proximidade com o público e disseminando cultura com facilidade e agilidade.
Referências:
¹ (Origem do sarau): www.significados.com.br/sarau/
² Origem do sarau no Brasil: sarauoreencontro.blogspot.com/2015/03/origem-do-sarau.html#:~:text=ORIGEM%20DO%20SARAU.%20″Os%20saraus%20chegaram%20ao%20Brasil,ingredientes%20dos%20saraus%20do%20Brasil%20do%20século%2019.
Sobre o autor: Pedro Garrido é poeta, pedagogo e escritor.